sábado, 16 de abril de 2011

RoboParty 2011

Os alunos envolvidos no Projecto de Robótica desta Escola participaram na 5ª edição da RoboParty 2011, que decorreu na Universidade do Minho entre os dias 10 e 12 de Março. A RoboParty reuniu cerca de 100 equipas de 4 pessoas cada, durante 3 dias e duas noites no pavilhão desportivo da Universidade. Este evento tem como objectivo fomentar um maior interesse e conhecimento na área da Robótica e integrar os jovens na ciência e na engenharia o mais cedo possível. Os participantes aprenderam a construir um robô móvel, desde a componente electrónica, a construção mecânica e a respectiva programação. Trabalharam em equipa e foram orientados com base no ensino por projecto. Também inserido no programa da RoboParty, decorreram várias palestras de elevada qualidade técnica e científica.
Durante a cerimónia de inauguração do evento o reitor da Universidade do Minho, António Cunha, incentivou todos os participantes dizendo “continuo convicto que esta é também uma maneira diferente de fazer universidade - num conceito alargado da instituição que cria, difunde e aplica o conhecimento”. Destacou que “este evento é um grande incentivo para a investigação e tem uma cumplicidade grande com as escolas secundárias porque esta é uma maneira muito especial de diversão com a ciência e a tecnologia e, também, uma forma de as camadas jovens se iniciarem na investigação e no desenvolvimento tecnológico”.
Participar na RoboParty permitiu a sustentação dos conteúdos leccionados e obtenção de novos conhecimentos, promoveu a partilha de experiências e criou um enorme espírito de equipa. Sobretudo despertou nestes jovens o gosto para a ciência, em áreas tecnologicamente avançadas.
Mantendo sempre presentes os objectivos pré-estabelecidos, só posso reconhecer a importância que este evento teve para os alunos, definindo-o como um momento ímpar de intercâmbio educativo, cultural e tecnológico.

Sem comentários:

Enviar um comentário