domingo, 27 de março de 2011

Actividade desenvolvida no tribunal de Guimarães




O Projecto “ Cidadania no Novo Milénio” aderiu a uma iniciativa promovida pela Associação Sindical dos Juízes Portugueses que se concretizou nas Jornadas para a comunidade no espírito da Declaração Universal dos Direitos Humanos –“ Tribunal de Porta Aberta”. Esta actividade realizou-se, entre os dias 17 e 21 de Janeiro, nas instalações do Tribunal Judicial da Comarca de Guimarães.
Esta iniciativa integrou duas partes distintas:
- visitas guiadas às instalações do Tribunal Judicial da Comarca de Guimarães e assistência a várias audiências de julgamento em matéria cível e criminal;
- palestra proferida no dia 21 de Janeiro, pela magistrada judicial Dr.ª Idalina Ribeiro.
À palestra seguiu-se um vivo momento de diálogo com cerca de duas centenas de alunos.
A iniciativa da Associação Sindical dos Juízes Portugueses que se concretizou nas Jornadas para a comunidade no espírito da Declaração Universal dos Direitos Humanos –“ Tribunal de Porta Aberta”, permitiram a comunicação e o diálogo motivado por uma forte vontade de demonstrar, com clareza e transparência, o que são verdadeiramente os tribunais e o trabalho dos juízes. Permitiram ainda esclarecer os alunos sobre a complexa temática que envolve os tribunais, a justiça, os direitos humanos, a democracia e os valores de cidadania. Neste contexto, os alunos assinaram, voluntariamente, uma petição com a finalidade de consagrar o dia 10 de Dezembro como o Dia Nacional da Justiça.


Sem comentários:

Enviar um comentário